Gostou? Clique e divulgue para os amigos:

Como fazer uma boa redação

O domínio da construção de uma boa redação é uma das práticas do conhecimento mais úteis em nossas vidas.

Seja na escola, para o vestibular, na universidade ou no trabalho, dominar a técnica da boa produção de um texto é de extrema utilidade e importância.
Desta forma, apresentamos a seguir as 10 dicas mais importantes de como fazer uma boa redação, seja dissertativa, jornalística ou narrativa.

1º – Tenha conhecimento sobre o assunto – Esta é sem dúvida a dica mais importante para a produção de um bom texto, saber muito bem do que está “falando”. Para ter conhecimento sobre o assunto, atualmente não é nada difícil. A melhor forma para estar sempre bem informado sobre os mais diversos assuntos é acompanhar o noticiário diário, seja na TV, Jornal, revista ou Internet. Acompanhando diariamente as informações sobre os mais diversos assuntos você não será pego de surpresa ao ter que escrever sobre um assunto que nunca ouviu falar. Quando o tema da redação for algo mais específico, para ter pleno conhecimento sobre o assunto, pesquise em livros, internet e notícias da web.

2º Domine a arte de escrever bem – Para escrever bem o “segredo” é o treino. Escreva, escreva e escreva, sempre buscando melhorar, utilizar palavras e técnicas diferentes. Outra técnica de total importância para saber escrever bem é ler bastante, desta forma aprende-se como os autores usam as palavras e acostuma-se o cérebro a “brincar” com as palavras, sempre aprendendo novas palavras e frases.

3º – Coerência – Seja coerente em seu texto. Seu conteúdo deve estar ligado, não em frases soltas. “Amarre” as palavras. Uma boa redação é aquela que vai levando o leitor, desde o início até o final, conseguindo passar a mensagem desejada. Não mude de assunto de repente.

4º – Utilize sempre linguagem formal – Jamais utilize gírias. Para ter conhecimento e saber das palavras na hora em que precisar, lembre-se das dicas número 1 e 2: Leia textos, notícias, jornais, livros….

5º – Comece com uma boa introdução – Seja em uma redação narrativa, jornalística, publicitária ou principalmente dissertativa, que é a redação do vestibular, começar com uma boa introdução já é meio caminho. – Mas o que é uma boa introdução? – É aquela que aborda os aspectos iniciais da questão, sem expor logo de cara o principal e que chama atenção do leitor para continuar lendo e atento ao restante do texto, uma das melhores formas para tal é utilizar sempre uma pergunta na introdução.

6º – Para ligar as frases e palavras utilize termos que vão deixar seu texto bom de leitura e bem “amarrado”, como: Então; Sendo assim; Desde que; Portanto; desta forma; assim sendo; mas; porém; contudo; no entanto; já que; por outro lado…

7º – Gramática correta – Utilize vírgulas, pontos e parágrafos sempre de forma correta, estudar a gramática e o tempo verbal correto é básico para uma boa redação.

8º – Pontos importantes dos principais tipos de redação:

Narração: Descreva bem os personagens físico e psicologicamente, descreva os lugares e as coisas; Mantenha atenção ao tempo, pois a narração deve seguir sempre uma ordem cronológica; Sua narração deve ter início, meio e fim; Use da criatividade.

Jornalística: No Jornalismo o objetivo é informar, e os detalhes que devem ser informados sempre são: O que; Quem; Onde; Quando; Como; Porque. A redação jornalística deve ter um título chamativo, um subtítulo e o texto informativo.

Dissertativa: A redação dissertativa deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Você deve começar abordando o tema de forma chamativa para a questão, como já foi dito anteriormente uma pergunta é uma boa idéia para tal. No desenvolvimento você deve apresentar fatos, dados e opiniões de especialistas. Na conclusão você irá apresentar a sua opinião, respondendo a questão levantada no início, baseando-se no que foi apresentado durante o desenvolvimento.

9º – Arrase na conclusão – Para que sua redação seja brilhante e atinja seu objetivo, termine ela de forma sensacional, seja citando uma frase incrível sobre o tema ou falando algo que ninguém esperava, afinal, sempre lembramos das histórias que tem os finais mais marcantes e convence mais na dissertação quem apresenta sua opinião de forma mais marcante na conclusão.

10º – Leia a re-leia o texto – Após a redação pronta, leia e re-leia, observando todos os itens acima citados, corrija a gramática, re-escreva trechos, mude o final….

Obs. O autor das dicas acima é escritor, redator, poeta, ator e campeão de oratória.

Gostou deste artigo? Clique e divulgue para os amigos:

Compartilhar no Facebook

Posted in : Utilidades
Tags:Como fazer, Dicas, Jornalismo, Literatura, Português, Redação, Vestibular

5 Comments to “Como fazer uma boa redação”

Add Comments (+)

  1. Paulo pedro disse:

    muito boas as dicas

  2. kathia rosa disse:

    Muito bom pow quem escreveu essas dicas é um verdadeiro campeão bjs tchaul!!!!

  3. kathia rosa disse:

    Adorei essas dicas milagrosas!!
    eu tirei de 1a10 eu tirei 9

  4. gabriellaaa disse:

    Amei ! Foi ótimo essas dicas !! Beijos…

  5. sergio disse:

    obrigado vou fazer uma redação amanhã e essas dicas serão importanticimas

Deixe o seu comentário