Gostou? Clique e divulgue para os amigos:

Anemia – O que é?, sintomas, diagnóstico, causas, tratamento, prevenção…

O que é?

Anemia é uma doença que ocorre quando a hemoglobina, proteína presente nas células hemácias do sangue e que é responsável por levar o oxigênio a todas as células do corpo fica abaixo da quantidade considerada normal, que é de 13,5 g/dL para homens adultos e 12,6 g/dL para mulheres adultas.

Sintomas

- Cansaço e fadiga;

- Falta de ar;

- Palidez;

- Falta de apetite;

- Indisposição;

- Insuficiência cardíaca.

Diagnóstico

Como a maioria dos sintomas da anemia são bastante generalizados, a única forma de confirmar a doença é através de exames laboratoriais, especialmente o Hemograma, que medirá a quantidade de hemoglobinas no sangue para verificar se a quantidade está normal ou abaixo do normal, neste caso confirmando a anemia.

A quantidade de hemoglobina no sangue considerada normal varia conforme o sexo e a idade do indivíduo.

Causas

A principal causa da anemia é a insuficiência de Ferro no organismo, causada principalmente pela baixa ingestão de alimentos com ferro.

Curiosidade: Estudos mostram que beber leite sempre após as refeições pode ajudar a causar anemia, já a cerveja pode ser uma aliada contra a doença.

A anemia também pode ser causada pela insuficiência da Vitamina B12 ou de Zinco no corpo, embora estas duas causas sejam bem mais raras.

Tratamento

O tratamento da anemia consiste em adequar a quantidade de hemoglobina no sangue combatendo o fator causador da doença.

Na maioria dos casos, onde a anemia é causada pela falta de ferro no organismo, o tratamento consiste em suplementar este mineral, seja por comprimidos ou pela alimentação.

Em casos extremamente graves de anemia é feita a transfusão de sangue.

Prevenção

A anemia é uma doença que pode trazer complicações sérias a sua saúde e levar a outras doenças, inclusive causando a morte, porém felizmente prevenir a anemia não é difícil, veja agora as informações de como prevenir esta doença.

A prevenção da Anemia é feita através de uma alimentação rica em nutrientes como Ferro, Zinco e vitamina B12.

Clique aqui para conferir quais são os alimentos ricos em ferro!

Além de ingerir uma quantidade suficiente de ferro nas refeições, é importante também ingerir vitamina C, presente nas frutas cítricas(laranja, limão…), pois ela ajuda a absorver o ferro no organismo.

Por outro lado, não é recomendável para quem sofre de anemia ingerir altas quantidades de alimentos como cafés, chás, cereais, leites e derivados, pois estes atrapalham a absorção do ferro pelo organismo.

Uma dica importante para prevenir facilmente a anemia é comprar alimentos enriquecidos com ferro, disponíveis em grande quantidade de alimentos industrializados, como biscoitos, leites, salgados e etc…basta conferir na embalagem.

Dica especial de alimentos para prevenir a anemia:

- Couve flor;

- Brócolis;

- Cenoura;

- Melado de cana;

- Beterraba.

Gostou deste artigo? Clique e divulgue para os amigos:

Compartilhar no Facebook

Posted in : Doenças, Saúde
Tags:Anemia, Doenças, Saúde

1 Comment to “Anemia – O que é?, sintomas, diagnóstico, causas, tratamento, prevenção…”

Add Comments (+)

  1. Anna disse:

    Adoorei…me ajudou muito no trabalho para o colégio
    Obg,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Leucemia – O que é; Sintomas; Diagnóstico; Causas; Tratamento e prevenção

Deixe o seu comentário