Gostou? Clique e divulgue para os amigos:

Quanto ganha um arquiteto?

Ser arquiteto(a) é o sonho de muitas pessoas, e embora a maioria sonhe com esta profissão por paixão pelo trabalho, a maior curiosidade de todos é saber quanto ganha um arquiteto, e aqui na Central de informações você confere com seriedade e confiabilidade a informação de quanto ganha um arquiteto, mas antes não deixe de conferir também:

Quanto ganha um engenheiro civil
Quanto ganha um advogado
Fotos de casas decoradas

Quanto ganha um arquiteto segundo a legislação:

Segundo a Lei número 4.950-A, de 22 de abril de 1966, o salário mínimo para um arquiteto é:

6 x o salário mínimo em vigor se ele trabalha 6 horas por dia = 6x 678 = 4.068 reais por mês.

6 x o salário mínimo atual em vigor mais o valor de cada hora extra acrescido de 25% se ele o arquiteto trabalhar mais que 6 horas por dia. Exemplo: Um arquiteto que trabalhe 8 horas por dia deverá ganhar 6 + 1,25 + 1,25 x 678 = 8,5 x o salário mínimo (678 reais) = 5.763 reais por mês.

Para os arquiteto que trabalham a noite até 6 horas de trabalho por noite o salário deverá ser acrescido de 25%, se fizer hora extra, cada hora extra deverá ser acrescida de 50%.

Quanto ganha um arquiteto na vida real, no mercado de trabalho:

Embora exista a lei acima que regulamenta qual deve ser o salário mínimo para os arquitetos, no mercado de trabalho os salários variam desde muito abaixo até muito acima do que determina a lei.

No mercado de trabalho existem vagas para arquiteto com salários que variam entre 1.000 reais para iniciantes recém formados e estagiários, passando por salários de 4 a 5 mil reais para arquitetos experientes e chegando a 10,15 mil reais por mês de salário para gerentes de arquitetura ou arquitetos de grandes empresas e em alguns casos em concursos públicos.

Para ter uma melhor ideia, clique aqui e confira vagas de emprego para arquiteto e seus salários >>

Quanto ganha um arquiteto famoso ou dono de escritório de arquitetura e urbanismo:

Para os arquitetos famosos como no caso do maior arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer os ganhos não tem limite, pois arquitetos famosos podem inflar os preços de seus projetos conforme sua fama, chegando a cobrar mais de 100 mil reais por projeto.

Sendo dono de seu próprio escritório de arquitetura também poderá ganhar relativamente mais que como empregado e os ganhos também são variáveis não tendo um limite mínimo nem máximo, podendo ficar no prejuízo ou podendo lucrar mais de 10 ou 20 mil reais mensais, ou até mesmo mais de 100 mil reais por mês se for um arquiteto de renome.

Porém vale lembrar que montar um escritório de arquitetura logo depois de se formar não é uma boa ideia, pois primeiro é necessário ganhar experiência e criar contatos profissionais.

Qual a média de salário do arquiteto no Brasil?

Por fim chegamos a informação mais importante para quem está pensando em cursar Arquitetura: Saber qual é o salário médio da categoria.

Segundo a pesquisa anual da Fundação Getúlio Vargas, a FGV, a média de salário dos arquitetos com graduação é de 3.835 reais.

Se você está pensando em cursar Arquitetura e Urbanismo, Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira: O Curso, o que faz, mercado de trabalho, teste e etc… >>

E para terminar veja um vídeo falando sobre a profissão de Arquiteto:

Gostou deste artigo? Clique e divulgue para os amigos:

Compartilhar no Facebook

Posted in : Dinheiro, Quanto ganha?
Tags:Arquiteto, Guia de profissões, Profissões, Salários

3 Comments to “Quanto ganha um arquiteto?”

Add Comments (+)

  1. raquel disse:

    haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  2. raquel disse:

    chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado

  3. bom então acho que vou ser arquiteta então

Deixe o seu comentário