Gostou? Clique e divulgue para os amigos:

Decoração com papel de parede – Como fazer, dicas e fotos

Decoração com papel de parede - Como fazer, dicas e fotos

Quer decorar sua casa, mudar as paredes, dar um toque mais pessoal, mas não que usar tinta? A solução é simples: papéis de parede. Com eles dá para renovar o visual dá casa de forma simples, sem a sujeira e o incômodo que a pintura traz.

O problema é que todos conhecem os papéis de parede, mas não sabem como aplicar ou acham que pode ficar algo superficial e o acabamento não ficar como desejado. Por este motivo hoje vamos te ensinar a aplicar papéis de parede e dar várias dicas para decorar sua casa e deixar as paredes lindas.
Primeiramente você vai precisar de alguns acessórios:

  • Escada
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Estilete
  • Espátula para corte
  • Rolo ou broxa de pintura
  • Balde para diluir a cola (não precisa ser grande)
  • Pano seco

Preparar a cola é muito simples, a mais indicada para aplicar o papel de parede é a cola em pó. Basta diluí-la em água conforme as instruções da embalagem. A principio o líquido ficará cheio de caroços, mas após mais ou menos uma ou duas horas dependendo da cola ela se dissolve completamente.

Para começar limpe a parede com um pano úmido para tirar possíveis sujidades que possam atrapalhar o acabamento do papel de parede. Espere secar. Se a parede possuir alguma imperfeição, passe uma lixa para deixá-la bem uniforme, caso contrário quando for aplicar o papel de parede ficará desigual.

Agora meça a parede onde deseja aplicar o papel e corte as tiras sempre passando 10 cm a mais tanto para cima quanto para baixo, sobrando no rodapé e no teto. Não corte do tamanho certo porque o mais seguro é dar o “acabamento” depois quando o papel já tiver sido aplicado.

Passe a cola no verso do papel do meio para as bordas em abundância, dobre o papel juntando as pontas. Comece a aplicação do teto e vá desenrolando com cuidado, use o pano seco para tirar o excesso da cola e uma espátula para fixá-lo melhor e tirar as bolhas. Recorte os excessos com a ajuda dá espátula e passe o estilete para reforçar.

Tomadas e interruptores não são problemas, aplique o papel de parede normalmente e deixe passar por cima deles. Espere secar um pouco e faça um corte com estilete em formato de cruz em cima das tomadas/interruptores. Abra com cuidado para que eles fiquem a mostra, e corte o que sobrou com o estilete.

Qualquer dúvida assista o vídeo abaixo:

Os papéis de parede você encontra em casas de decoração, lojas de casa e construção, loja de artigos para arquitetura, não é nada muito difícil de encontrar, até em lojas que vendem tintas que não sejam específicas costumam fornecer esse tipo de material. A cola em pó você vai encontrar no mesmo lugar que comprar o papel de parede, é literalmente um saquinho com um pó, veja a imagem abaixo:

cola-em-pó

Na hora de escolher o papel de parede é necessário uma análise do ambiente, da decoração e cores. Por exemplo, se o local é pequeno e você busca passar a impressão de que é maior do que na verdade é, opte por tons claros, listras verticais até o teto passam a impressão de um local mais alto, já as horizontais de um local mais longo.

decoracao-com-papel-de-parede-listras-preto-branco

Em locais como quartos e salas de jantar opte papéis de parede mais suave e simples para não enjoar.

Decoração-de-sala-de-jantar-com-papel-de-parede-

Já em lavabos, banheiros dá para deixar a imaginação voar, com texturas, desenhos e cores mais fortes, porém veja as especificações do produto e prefira os papéis de parede revestidos, mais resistentes e que possibilitam fácil limpeza.

Decoracao-para-banheiros-com-papel-de-parede

Se você quer investir no quarto do bebê, pode usar desenhos, xadrez, listras, bolinhas e deixá-lo lindo.

papel-de-parede-para-quarto-de-bebe

Há várias opções para crianças também com bailarinas, personagens de desenho animado, borboletas, bichinhos, etc.

papel-parede-ursinho

O quarto dos adolescentes dá para abusar das listras e cores neutras com alguns detalhes em evidências.

decoração-com-papel-de-parede-adolescentes

Também está em alta para quartos em geral, papéis de parede que simulam a cabeceira da cama.

papel-de-parede-cabeceira

Em salas busque sempre os tons dos móveis para fazer um contraste bacana.

como-mudar-a-decoração-com-papel-de-parede

Outra opção interessante é a possibilidade de você mesmo, com o auxilio de um estilete, fazer os desenhos que desejar no papel de parede, aproveitando assim o contraste com a cor da parede embaixo.

papel-de-parede-personalizado

As opções são as mais diversas, você pode optar por apenas uma cor simples sem desenhos apenas para substituir a pintura, pode decorar metade da parede, ou caso não possa investir em várias paredes pode decorar apenas uma. O custo benefício é ótimo, o papel de parede é um tipo de decoração que não faz sujeira, não dá muito trabalho, é limpo com facilidade, enfim é uma ótima opção para decorar o cômodo dando um novo visual, de forma simples, barata e sem a bagunça que a pintura acarreta.

Fotos:

Veja a galeria de imagens abaixo e se inspire.

 

Vídeos

Confira abaixo vídeos com algumas dicas e tendências:




Gostou deste artigo? Clique e divulgue para os amigos:

Compartilhar no Facebook

Posted in : Decoração
Tags:Decoração, decorar, papel, papel de parede, parede

Deixe o seu comentário