Gostou? Clique e divulgue para os amigos:

Socialismo

Socialismo é o sistema sócio-político-econômico onde toda a propriedade e riqueza produzida pertencem ao estado, não havendo propriedade privada. Cabe ao estado distribuir igualmente as riquezas geradas entre todos os cidadãos.

No Socialismo não existem classes sociais e os direitos privados são poucos, pois trata-se da cultura coletivista, onde o individuo deve deixar de lado suas vontades pela vontade do coletivo, tudo que é produzido é dividido por todos, sempre sob o comando do estado.

O socialismo é considerado pelos principais pensadores de esquerda da história, como Karl Marx, como a fase de transição entre o capitalismo/Liberalismo e o comunismo.

Princípios do socialismo:

(Socialismo real)

- Total extinção da propriedade privada;

- Igual distribuição das riquezas produzidas;

- Concentração do poder na mão de um governo autoritarista (Ditadura);

- Extinção das leis de mercado;

- Falta de liberdade religiosa;

- Obrigação ao trabalho forçado;

- Não existência de liberdade política;

- Controle da mídia e das informações pelo estado.

Principais pensadores:

Os principais pensadores do Socialismo, criadores do chamado “socialismo científico” são Karl Marx e Friedrich Engels, ambos filósofos alemães estudiosos da economia do século 19 que em sua principal publicação, o livro O Capital, apresentam conceitos como o materialismo histórico, a Mais valia e a luta de classes, conceitos estes que até hoje são a principal fonte de inspiração para toda a esquerda mundial.

Correntes do socialismo

Embora a base do socialismo seja a mesma, uma melhor distribuição das riquezas, existem inúmeras correntes com diferentes pensamentos socialistas, como o socialismo democrático, o socialismo cristão, o socialismo cientifico, o socialismo anarquista, entre diversos outros, na realidade qualquer um que acredite em uma sociedade coletivista e mais igualitária cria sua teoria socialista, porém todas estas correntes são consideradas como socialismo utópico, idealista, que está apenas no imaginário e na teoria, já que o único socialismo que realmente existiu é o chamado socialismo real, do qual já apresentamos acima suas informações e seus princípios.

Países socialistas

Atualmente o único país socialista é Cuba, já que a Antiga União Soviética Socialista faliu e a China se abriu ao capitalismo para evitar o mesmo fim da URSS.

Pontos positivos do Socialismo

O Socialismo, como forma de enxergar as relações de trabalho e a exploração do ser humano contribuiu enormemente para a melhoria daqualidade de vida da sociedade, especialmente no que tange aos direitos trabalhistas e a valorização da classe trabalhadora.

Pontos negativos do Socialismo:

Diferente do que os idealistas socialistas imaginaram e ainda imaginam, o socialismo só foi e só é capaz de gerar miséria, milhões de pessoas assassinadas, torturadas e total paralisação do progresso econômico, científico, intelectual e cultural.

Alguns regimes socialistas como o Nazismo e Socialismo Russo causaram as maiores tragédias da humanidade

Considerações finais

Como já diziam os principais filósofos da humanidade, o segredo está no equilíbrio, qualquer doutrina extremista tende a coisas negativas, seja capitalista ou socialista. Talvez uma sociedade de liberdade econômica bem governada possa oferecer uma melhor qualidade de vida a todos, como o que vem acontecendo no Brasil ultimamente.

Gostou deste artigo? Clique e divulgue para os amigos:

Compartilhar no Facebook

Posted in : Curiosidades
Tags:Economia, História, Política, Socialismo

12 Comments to “Socialismo”

Add Comments (+)

  1. julio cesar disse:

    o socialismoé perfeito nateoria pois na prática é algo diferente;o socialismo foi o responsavel pelo estupro de mais de 3 milhões de mulheres e pela morte de 100 milhões de pessoas;os socialistas ajudaram hitler e os nazistas no seu esforço para conquistar o mundo sendo co-responsaveis junto ao nazismo pela morte de mais de 70 milhões de pessoas

  2. Alan Cavalcante disse:

    que site ruim

  3. jo~~~~ão carlos disse:

    que site gay so fala merda nun tem nada que preste vsf cusões dão bunda do inferno seus puta

  4. Danilovssk disse:

    a matéria é excelente!

  5. André disse:

    Otimo, me ajudou no trabalho de Ciencias Socias

  6. Douglas disse:

    Muito bom, me fez entender bem

  7. Douglas disse:

    Muito bom, me fez entender bem

  8. Eduardo disse:

    Postagem equivocada.
    O Socialismo que foi “implantado” é um socialismo corrompido para beneficiar apenas os mais fortes, diferentemente do que Marx queria. O Socialismo de Russia ou Cuba é um socialismo fechado, não um socialismo com o real propósito.
    Há-se ainda à notar, que, tirando os erros do post, podemos comentar sobre o NAZISMO que foi um regime de extrema-direita, e não de esquerda, como o Socialismo seria. O Nazismo é oposto aos pensamentos socialistas, a única coisa socialista estava nos discursos de Hitler quando diz que iria acabar com a “miséria dos alemães”, coisa que realmente conseguiu, o único – repito – ponto socialista, uma vez que estava dentro dos limites fascistas.

  9. admin disse:

    O artigo está corretíssimo, acontece que vocês e todos os revoltados, especialmente adolescentes ou maconheiros, que precisam de algo em que acreditar, usam o socialismo como bandeira contra o mundo supostamente injusto.

    Socialismo de verdade é miséria em massa, mortes e mais mortes e ditadura onde a vagabundagem pública tem todos os poderes enquanto o povo em geral passa fome morrendo nas ruas, como ocorreu nas URSS.

    Podem ver, além dos revoltados quem gosta do socialismo são os vagabundos públicos que se beneficiam dele, tipo professores, que mesmo os professores brasileiros estando entre os piores do mundo os das universidades federais estão entre os 1% mais ricos da sociedade…num país capitalista eles precisariam trabalhar muito bem para ganhar tanto…então o jeito é endeusar o socialismo para continuarem multimilionários com o dinheiro do povo capitalista que trabalha.

    É só verem a fortuna que o principal nome dos socialistas, o Plínio do PSOL acumulou com o dinheiro público, entenderam?

  10. Alcie disse:

    mais uma visão capitalista sobre o socialismo….

  11. Eddie disse:

    Hey cara! vc esta bastante equivocado em diversas passagens do seu texto. Nazismo é ultra-direita e não “esquerda”…dentre outros pontos é visivel sua imparcialidade e desinformação sobre o tema.

    DICA: Na próxima vez que for publicar algo, busque ler mais um pouco. Até para atacarmos algo é necessário entender deste algo e não ficar de “mimimi” como uma Maria Futriqueira!

  12. admin disse:

    Você que deveria estudar meu amigo, a base do nazismo foi toda socialista, os nazistas eram o partido de esquerda…estude antes de comentar.

    Você só pode ser funcionário público, estudante ou professor de história para ser tão alienado e manipulado por mentiras que lhe ensinaram.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Liberalismo - O que é, Princípios, História, Pensadores do liberalismo e mais
  2. Anarquismo - O que é; Princípios; Pensadores; História do Anarquismo

Deixe o seu comentário