Gostou? Clique e divulgue para os amigos:

Liberalismo

O que é?

Liberalismo é o sistema sócio-político-econômico baseado na defesa da liberdade do indivíduo em todos os aspectos de sua vida: Religioso, Econômico, Cultural, Político e Intelectual.

Na prática liberalismo quer dizer um sistema onde o indivíduo tenha liberdade para escolher sem ser obrigado pelo estado (Governo).

Liberalismo é também considerado como o oposto do socialismo.

Princípios básicos do liberalismo:

Todos os sistemas sócio-político-econômicos baseados no liberalismo possuem os seguintes princípios básicos:

- O Direito e a defesa da propriedade privada;
- Igualdade perante a lei;
- Mínima participação do estado na vida da sociedade, especialmente nos assuntos econômicos;
- Liberdade econômica;

Basicamente o pensamento liberal acredita que todo homem nasce livre para trabalhar onde, como e com que quiser, escolher o governo que quiser e a religião que quiser.

História do liberalismo

O pensamento liberal teve início na idade média e no pós idade média na Europa com o intuito de parar com as guerras religiosas e buscando melhorar a vida das pessoas da época.

Basicamente foi após a revolução francesa que o liberalismo ganhou força, passando nos próximos séculos a ser o sistema político-econômico oficial na maior parte dos países.

Contudo, durante o século XX houveram diversas revoluções contra o liberalismo e o sistema capitalista, especialmente podemos destacar a revolução Russa, que pôs fim ao liberalismo na Rússia, instaurando o socialismo e criando a poderosa União das Repúblicas socialistas Soviéticas (URSS).

Enquanto isto, do outro lado do planeta, o liberalismo foi a base para a instauração da maior democracia do mundo, os Estados Unidos.

Após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre o sistema liberal capitalista liderado pelos Estados Unidos e o sistema socialista liderado pela União Soviética, o período onde os liberalistas e socialistas disputaram o controle do mundo foi chamado de guerra fria.

Com o passar dos anos o sistema socialista implantado na Rússia mostrou-se incapaz de produzir eficientemente e levou todo um império a miséria, diferente do que acreditavam os socialistas que queriam melhorar a vida do povo pobre, o que houve foi miséria geral, enquanto o capitalismo liberal progredia melhorando a vida das pessoas das mais pobres as pessoas mais ricas.

A queda do Muro de Berlim em 1989 representou oficialmente a derrota do socialismo e o liberalismo passou a dominar o mundo.

Principais pensadores liberais:

John Locke – Filósofo Inglês nascido em 1632 que é considerado como um dos criadores do liberalismo.

Adam Smith – Economista e Filósofo Escocês nascido em 1723 é considerado o pai da economia moderna.

Pontos positivos do Liberalismo:

É de consenso popular alguns pontos positivos do liberalismo, como a democracia, a igualdade perante a lei, o direito a propriedade, o respeito as liberdades individuais. Durante os séculos XX e XXI o pensamento liberal melhorou o mundo de modo como jamais havia acontecido na história, pois criou uma cultura de direitos humanos e liberdade individual.

Pontos negativos do Liberalismo:

Por outro lado os críticos deste sistema costumam observar a desigualdade social, a pobreza, à exploração do trabalhador, a não igual condição de vida e acesso aos recursos.

Considerações finais:

O Liberalismo mostrou-se durante a história como o melhor sistema sócio-político-econômico, embora tanto as correntes ideológicas de esquerda quanto de direita acreditam haver um sistema perfeito ou melhor, já que o Liberalismo nem de longe é perfeito.

A maior parte da esquerda considera como sistema ideal o comunismo pleno, um sistema onde não haja propriedade privada, nem governo e todos repartem igualmente o que é produzido.

Já boa parte da extrema direita considera como sistema perfeito o Anarco-Capitalismo, um sistema onde não haja qualquer forma de governo e que cada um é dono de seu corpo e daquilo que produz, não sendo obrigado a dividir com os outros, sendo livre para comercializar, contratar ou ser contratado.

Gostou deste artigo? Clique e divulgue para os amigos:

Compartilhar no Facebook

Posted in : Curiosidades
Tags:Dinheiro, Direito, Economia, História, Liberalismo

1 Comment to “Liberalismo”

Add Comments (+)

  1. LETÍCIA MZ disse:

    CARAMBA, MUITO BOM!
    VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS…
    ME AJUDOU MUITO :D

Trackbacks/Pingbacks

  1. Anarquismo - O que é; Princípios; Pensadores; História do Anarquismo

Deixe o seu comentário